20.6.06


Casaquinho Verde (estou colocando as fotos aos poucos, conforme eu vou progredindo)
Material: 2 novelos de 40g de lã para bebê( eu usei a Carinho) e agulhas nº 04

Exacução:
O casaquinho é tricotado no sentido do comprimento, vertical.
Montar 68 pontos, tricotar 10 carreiras em tricô (5 cordões de tricô), fazer no 3º cordão duas casinhas para botão, a primeira a 8 pontos do inicio e a segunda a 10 pontos de distância.
continue tricotando da seguinte forma: os 24 pontos do mesmo lado das casinhas sempre serão tricotados em tricô, pq formarão a pala do casaco, e os demais serão feitos em ponto fantasia.

Observação: Ponto Fantasia - a principio eu tinha pensado em não colocar uma receita especifica pra que vocês escolhessem alguma que mais agradasse. Eu acho que se pode tentar fazer listrinhas coloridinhas, como explicado ali no sapatinho, fica até mais bonito. Ou então em ponto arroz, é uma ideia também ... ;) tem muitos pontinhos fáceis e que ficam uma graça.
A receita do ponto fantasia usado no casaquinho é bem fácil:
1ª até a 9ª car: em tricô (formam quatro cordões e meio de tricô)
10ªcarr: * 2pjt, 1laç * (repetir assim pra formar os buraquinhos e não esquecer de colocar a úlltima laçada pra que não tenhamos pontos a menos no final da carreira ;)
11ª´carreira: voltar à primeira e recomeçar.

Dá pra variar: fazer as carreiras de buraquinhos menos espaçadas, com três cordoes de distancia ao invés de cinco... podem variar de acordo com o gosto. O legal é fazer experiências pra ver como fica.


1ª car: 24t, 44 fantasia
2ª car: 44 fantasia, 14t, volte >>> o efeito sanfoninha da pala se dá pq algumas carreiras da pala não sao tricotadas até o final <<
3ª car: 14t, 44 fantasia
4ª car: 44 fantasia, 24 t
5ª car: 24t, 44 fantasia

Quando o trabalho estiver com 21 cm, colocar os 44 pontos fantasia à espera e montar à esquerda na propria agulha outros 44 pontos que formarão a manga do casaco ( pra montar os pontos é só dar uma laçadinha com a propria linha, como mostra a foto. Não deixe nem muito frouxo e nem muito apertado).
Trabalhe da seguinte maneira:
1ªcar: 68t
2ª car: 8t, 36 fantasia, 14t, volte >>> é importante sempre manter os 8t na ponta pq eles formarão o punho da manguinha<<


Quando estiver com 20 cm, arremate bem soltinho somente os 44 pontos fantasia da manga. Pegue os pontos que ficaram à espera e trabalhe com eles por dois motivos do ponto fantasia, junte com os pontos da pala e siga tricotando até que as costas tenham 30 cm. Faça o mesmo para formação da outra manguinha e outra frente.

(aí aparece a parte da frente, em segundo plano, a manga esquerda e a metade das costas. Isso foi o que deu pra fazer com um novelo, exatamente a metade)

Quando esta etapa estiver concluída, feche as mangas, costure as cavas. Levante os pontos ao redor do decote e tricote da seguinte maneira:
1 car em tricô
1 car em passa-fitas (1t *laç, 2pjt)
2 car em tricô e arremate os pontos.

Está pronto
;D

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Alê!
Este casaquinho da fotografia realmente corresponde à receita colocada?
Nas fotos parece-me que você faz apenas 1 carreira em ponto fantasia e quatro cordões de tricô, enquanto que na receita diz o seguinte:
1ª car: 24t, 44 fantasia
2ª car: 44 fantasia, 14t, volte >>> o efeito sanfoninha da pala se dá pq algumas carreiras da pala não sao tricotadas até o final <<
3ª car: 14t, 44 fantasia
4ª car: 44 fantasia, 24 t
5ª car: 24t, 44 fantasia

Poderia me explicar?

giuliamonetti@gmail.com

Obrigada.
Giulia

Vilma

Anônimo disse...

Olá! Achei lindo, mas queria saber para qual idade é essa receita.

rositania@hotmail.com

Obrigada.
Rositânia.